domingo, 12 de julho de 2009

Semifinais definidas na Davis. Argentina decepciona


A Copa Davis 2009 certamente será lembrada como a edição das surpresas. Primeira equipe a causar estragos, Israel não teve dó nem piedade da todo poderosa Rússia e marcou fáceis 4x1. Os Estados Unidos, por sua vez, que não puderam contar com a presença do embalado Andy Roddick, que preferiu ficar ausente para se recuperar fisicamente, bem que tentou, mas a má fase de James Blake é evidente, e ele conseguiu "roubar" apenas um set de Marin Cilic, vendo a sua equipe ser eliminada pela Croácia.
Já a Espanha, mesmo sem o seu principal astro, Rafael Nadal, conseguiu derrotar a Alemanha apenas na quinta partida. Nesta, Juan Carlos Ferrero soube usar a sua experiência para derrotar Andreas Beck por triplo 6x4. Será a volta do "Mosquito” (apelido de Ferrero) aos seus melhores dias? Pelo menos neste ano ele voltou a ganhar um título, conquistado no ATP de Casablanca, no Marrocos.
E a Argentina, atual vice-campeã da tradicional competição por equipes, foi derrotado pela República Tcheca, e mostrou que não poderá depender apenas de Juan Martin Del Potro.
Delpo, diga-se de passagem, fez o seu papel com maestria diante dos tchecos. Venceu Ivo Minar e Tomas Berdych sem ceder sets, porém, faltou outro nome de maior experiência para ajudar a garantir o terceiro ponto. Neste caso, ficou evidente a falta que Nalbandian faz à equipe, porém, arrisco-me à dizer que, caso queira vencer a Davis, a Argentina precisa urgentemente investir em uma dupla de qualidade. A parceria formada por Jose Acasuso e Leonardo Mayer não tinha nenhum ingrediente para funcionar. Acasuso sempre foi um jogador instável, enquanto que Mayer não possui experiência necessária neste tipo de competição.

Agora, entre os dias 18 e 20 de setembro serão conhecidas as equipes finalistas. A Espanha jogará em casa diante de Israel, e muito provavelmente terá a volta de Rafael Nadal. Neste caso, acredito que Israel dificilmente causará um novo estrago. Na outra semifinal, Croácia e República Tcheca medem forças em solo croata, no que deve ser um duelo extremamente equilibrado. Se fosse para apostar alguns dólares, ficaria com os tchecos, pelo fato de terem uma dupla mais regular.
Imagem extraída do endereço:

2 comentários:

  1. Argentina sem o Nalbadian é algo muito proximo da suiça sem o Federer não poe medo em ninguêm... Creio que esse ano novamente seja a Espanha a campeã, jogando no saibro com o nadal somente a suiça com federer no auge pode vencer levando em conta FEDRINKA nas duplas federer ganhando pelo menos um jogo e o wawrinka um. Croacia não fará nada na Espanha caso se classifique é um pouco demais pensa que o karlovic vai fazer 100 aces nos 2 jogos e não ter o saque quebrado, os Tchecos pior ainda sem chance², CAMPEÃ É ESPANHA. O que você acha disso Renato?!

    ResponderExcluir
  2. Beto, o Nalbandian realmente faz muita falta à equipe da Argentina, mas o Del Potro está em uma fase espetacular. Para mim, o que pesou na eliminação desta equipe na Davis foi a falta de uma dupla mais forte. Quanto ao duelo entre Croácia e República Tcheca, tendo em vista a escalação do último confronto, acreidto que os tchecos vençam pelo fator "duplas". Porém, se os croatas contarem com a volta de Mario Ancic certamente serão os grandes favoritos.
    Abs.
    Renato Toniol

    ResponderExcluir