terça-feira, 4 de junho de 2013

Primeiros semifinalistas definidos em Paris

Conhecidos hoje os primeiros semifinalistas de Roland Garros, com apenas uma surpresa, porém, longe de ser considerado uma zebra. Coube ao francês Jo-Wilfried Tsonga, roubar a cena, e eliminar o todo poderoso Roger Federer, e avançar as semifinais no saibro de Roland Garros pela primeira vez em sua carreira.
Confesso que esperava muito mais de Federer, e como postei ontem, considerava uma vitória do francês como improvável, mas novamente o suíço foi vítima dos seus erros, obviamente que sem tirar os méritos do talentoso Tsonga.
No outro duelo do masculino do dia, que decidiu o adversário de Tsonga, David Ferrer enfim colocou um ponto final no conto de fadas do seu compatriota Tommy Robredo, que estava com a movimentação em quadra visivelmente prejudicada devido a sequência de jogos longos. Ferrer, por sua vez, esteve impecável em quadra, fez belíssimas distribuições de golpes, sempre que possível buscando a definição dos pontos, algo não muito característico ao seu estilo.
É muito legal saber que nesta edição de Roland Garros, teremos um finalista inédito, ainda mais por se tratar de dois grandes batalhadores, que há anos estão flertando com uma vaga em uma final de torneio Grand Slam. Tsonga, é bem verdade, disputou uma decisão na Austrália em 2008, quando foi superado por Djokovic, e Ferrer, nunca viu a vaga na decisão de um major tão próxima, já que se livrou de Federer. Favorito para este duelo? Acredito que Tsonga tenha alguma chance de vitória se conseguir encontrar uma fórmula de encurtar os pontos, porém, por se tratar de uma partida em quadra de saibro, a tendência natural é que Ferrer avance a tão sonhada decisão. E ainda que seja cedo, não me surpreenderia se vê-lo no domingo erguendo o troféu de campeão, ainda que caso venha a enfrentar Nadal ou Djokovic, ele não seja o favorito.
No feminino, a italiana Sara Errani conseguiu pelo segundo ano consecutivo chegar a penúltima fase em Paris, e vai motivada a tentar a missão “impossível” diante de Serena Williams. Serena, por pouco não deu adeus a competição, e por instantes pareceu sentir o peso da responsabilidade diante de Svetlana Kuznetsova. Após um primeiro set impecável, perdeu a segunda parcial, e se viu em desvantagem de 0x2 no terceiro set. Porém, o seu melhor momento e a maior capacidade técnica prevaleceram, e ela conseguiu se impor nos momentos mais importantes.
A minha aposta para a partida entre Serena e Errani? Se não sentir o peso da responsabilidade, Serena dificilmente deixar escapar a vaga na decisão, já que possuir inúmeros recursos, diante de uma adversária muito esforçada, porém de poucos requisitos técnicos.
E o Brasil também vem fazendo bonito em Roland Garros. Bruno Soares, ao lado do austríaco Alexander Peya, derrotaram o mineiro Marcelo Melo que atuou em parceria com o croata Ivan Dodig, alcançando as quartas de final. Em busca de vaga na semi, Soares e Peya enfrentam os poloneses Mariusz Fyrstenberg e Marcin Matkowski.
Curioso, é que Soares e Melo travam amanhã outro duelo, desta vez, pelas quartas de final de duplas mistas. Soares atua ao lado da norte americana Lisa Raymond, enquanto Melo faz dueto com a também americana Liezel Huber.
Força, Brasil!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário